Em 1º de janeiro de 2025, a Receita Federal estabeleceu a obrigatoriedade do recibo digital médico, também conhecido como Receita Saúde, para todos os profissionais de saúde que atuam como pessoa física.
Ou seja, médicos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais devem agora emitir recibos digitais através de um aplicativo oficial da Receita Federal.
Portanto, confira a seguir quem deve emitir o recibo digital, como fazer a emissão e quais os benefícios.
O que é o recibo digital médico?
O Receita Saúde é um recibo digital obrigatório para médicos e outros profissionais de saúde que atuam como pessoa física. Ele deve ser gerado no aplicativo Receita Saúde da Receita Federal.
Esse sistema foi criado com o intuito de aumentar a transparência nas transações financeiras dos profissionais de saúde, assegurando, assim, que os dados sejam coletados de maneira eficiente para o preenchimento do Imposto de Renda.
Quem deve emitir o recibo digital médico?
A obrigatoriedade de emissão do recibo digital médico é aplicável a profissionais de saúde que atuam como pessoa física e que, certamente, possuem o registro ativo nos respectivos Conselhos de Classe.
Isso inclui médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Contudo, profissionais que atuam como pessoa jurídica (PJ) não estão sujeitos a essa exigência.
Como emitir o recibo digital médico?
Você pode emitir o recibo digital médico de forma simples e rápida, desde que tenha um sistema de gestão que ofereça essa funcionalidade. Então, explicamos os passos básicos para realizar a emissão:
- Download do sistema Receita Saúde: O primeiro passo é fazer o download do aplicativo Receita Saúde da Receita Federal. Esse sistema oficial gerará o recibo digital médico de forma automática, facilitando, assim, o processo de emissão;
- Preenchimento das informações: Logo após baixar o aplicativo, você deverá preencher os dados obrigatórios, como nome do paciente, descrição do serviço prestado, valor cobrado e dados de pagamento;
- Envio do recibo ao paciente: Em seguida, o recibo digital médico será gerado automaticamente e enviado para o e-mail do paciente ou gerado em formato PDF. Assim, poderá ser impresso ou salvo para controle futuro.
- Armazenamento e controle: Armazene todos os recibos gerados eletronicamente para facilitar o acesso futuro e a entrega de documentos à Receita Federal, caso seja necessário.
Benefícios do recibo digital médico
A implementação do recibo digital médico traz diversos benefícios, não só para os médicos, mas também para os pacientes. Entre os principais, destacam-se:
- Facilidade de emissão: Com o sistema Receita Saúde, a emissão de recibos torna-se um processo simples, rápido e eficiente, ou seja, sem a necessidade de emissão manual.
- Redução de erros: Ao automatizar o processo, há menos chance de cometer erros na hora de preencher os dados do recibo.
- Segurança fiscal: O uso de recibos digitais garante o registro correto das transações, minimizando, portanto, o risco de problemas com a Receita Federal.
- Sustentabilidade: A digitalização do processo ajuda a reduzir o consumo de papel, tornando o consultório ou clínica mais sustentável.
Solucione suas pendências fiscais com a ajuda da Nou Cervell
A implementação do recibo digital se tornou uma exigência, mas também uma oportunidade de modernização e eficiência no seu consultório. Com a ajuda do sistema Receita Saúde, você pode emitir esses recibos de forma prática e sem erros, garantindo conformidade fiscal.
Se você precisa de orientação sobre como se adaptar às mudanças fiscais de 2025, a Nou Cervell está aqui para ajudar.
Nossa equipe de especialistas em contabilidade para área da saúde oferece consultoria personalizada para reduzir impostos e melhorar sua gestão financeira.
Entre em contato conosco e saiba como podemos facilitar sua rotina!
